Quanto de SSD é necessário?

Vai investir em um cartão SSD? Tá fazendo a escolha! A tecnologia mais recente no mercado tem sido uma mão na roda para quem busca um melhor desempenho, a um custo baixo e com qualidade de carregamento. Você já viu como um notebook inicia rápido com um SSD?

Isso faz com que muita gente, pouco entendida no assunto, entre na mesma ideia de que se deve investir em SSD do mesmo jeito com uma memória RAM: quanto mais, melhor. Mas você não precisa investir assim, até por que um SSD é bem diferente na prática. 

Como funciona um cartão SSD?

O SSD, ou Solid State Drive, é um cartão mais resistente que um HD, é projetado para ler mais informações, e com mais rapidez. Suas funções práticas são as mesmas da memória em disco rígido, inclusive, salvando sistemas operacionais, softwares, imagens, e tantos outros. 

Como suas aplicações são bem mais eficientes do que um HD, o SSD tem se tornado a escolha ideal para dar um boost no computador, ou mesmo em notebooks quando possível, graças ao tamanho das peças. 

Na hora de comprar um SSD, é bom considerar os seguintes pontos: 

  • Marca - Segue as mesmas regras para as demais peças. Fique atento a qualidade e custo-benefício.
  • Velocidade de transferência - A lógica é bem simples: quanto mais rápido, mais eficiente, combinando junto a outras peças eficientes como a RAM e o processador.
  • Resistência - Um SSD não é tão resistente em relação a um HD na questão física, como choques, por exemplo, mas nem por isso você não deve levar em consideração.

 

Quanto de SSD é necessário para sua máquina?

Quanto ao armazenamento, que é justamente o ponto em que o pessoal fica mais na dúvida, vale a mesma regra do que na hora de investir em um HD: qual vai ser o objetivo principal em um pc?

Pra quem gosta de uma máquina dual-boot, para usar mais de um sistema, um SSD de 239 GB já basta, guardando em quantidades equilibradas para ambos os sistemas sem perder o desempenho.

Já para quem gosta de alto desempenho para jogar seus jogos de PC de última geração, o ideal já é uma placa SSD acima dos seus 1TG, do tipo NVMe, bem mais potente que um SSD Sata. Logo vamos falar mais dele por aqui. 

Para economizar uma boa grana em um SSD para seu projeto, verifique como a atual configuração pode se beneficiar com a peça, por meio de testes, do mesmo jeito quem pega um PC desde o princípio pode pensar em peças no mesmo naipe para deixá-lo oa mais eficiente. 

SSD e HD? Sim, claro!

O intuito do SSD, em termos gerais, é ser um substituto para a memória de disco rígido, deixando o desempenho do seu computador mais rápido a um custo de recursos bem mais baixo. Mas isso não anula o uso do HD junto ao SSD, apenas muda sua função.

Um HD é mais adequado, nesses casos, como uma forma apenas de armazenamento de dados, deixando espaço livre para que outras peças sejam utilizadas para atingir melhor desempenho. 

Caso seu PC Gamer, ou notebook mesmo, não tenham espaço físico o suficiente para ter um HD, é interessante investir na ideia de um hd externo, sendo mais prático e funcionando como uma forma de armazenamento de dados mais robustos, enquanto o SSD faz as vezes de desempenho junto às demais peças.

 

Pronto para investir no seu SSD? A Malugos reúne diversas opções de SSD, bem como Discos Rígidos e outras peças que vão garantir um desempenho top para seu PC Gamer. Entre em contato diretamente para tirar suas dúvidas e fazer o melhor investimento!

Fale conosco agora mesmo!

Fale conosco!
Close and go back to page